Pense em todos os feedbacks que você recebeu ao longo de sua carreira. Você já recebeu feedbacks ruins? Que não impactaram em absolutamente nada no seu desenvolvimento profissional? Quando faço essa pergunta aos gestores e colaboradores que participam todos os anos dos meus treinamentos e palestras, pelo menos 90% dessas pessoas falam que já receberem pelo menos um feedback injusto ou impreciso e que literalmente, não serviram para nada.
Este post lhe dará algumas estratégias de como você poderá, mesmo em um feedback injusto ou impreciso, tirar o máximo de proveito desse momento e se desenvolver profissionalmente.
Podemos achar coisas erradas em qualquer feedback que recebermos, ou seja, que o gestor está despreparado, ultrapassado, tendencioso, olhando apenas um lado da historia, e isso pode acontecer, mas o detalhe é que: quando focamos nos problemas do feedback, deixamos de lado as informações e os dados que estão corretos, e quase sempre existem esses pontos.
Então, para focar nos pontos que efetivamente estão corretos e conseguir tirar o máximo de proveito desse momento, seguem algumas dicas:
1. Ouvir o Feedback:
Primeiramente ouça o que o seu gestor tem a dizer, sem retrucar ou se justificar. Entenda a percepção dele a respeito do seu comportamento ou ação. Durante esse processo, anote os principais pontos abordados pelo gestor.
2. Resumir o feedback:
Apresente para o gestor todos os pontos abordados por ele e verifique se você entendeu tudo corretamente. Essa é uma técnica muito utilizada em coaching, e nos ajuda a compreender se entendemos de fato o que foi dito pelo outro. Após expor o que você entendeu, pergunte se sua compreensão está correta. Essa técnica foi gravada por Seiiti Arata no seu canal do You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=bdzvS0QORrc.
3. Perguntar e Esclarecer:
Esse é o momento de esclarecer as dúvidas e caso o feedback não tenha ficado claro, perguntar: quais os impactos negativos desse comportamento/ação para equipe, organização ou cliente e quais são os exemplos (dados e fatos).
4. Focar nos Resultados:
Após o esclarecimento das dúvidas e a compreensão clara de quais são os comportamentos ou ações devem ser modificadas, pergunte ao gestor quais resultados ele espera de você, ou seja, após um ano, o que ele espera que você faça de diferente e que resultados deverão ser apresentados.
5. Desenvolver um excelente Plano de Ação:
Esse é o momento mais importante do feedback, onde vocês determinarão que ações serão realizadas, por quanto tempo e como. As ações devem ser muito específicas, e devem orientá-lo o que fazer para chegar ao resultado esperado por seu gestor. No nosso próximo post, vamos descrever detalhadamente como podemos elaborar um bom plano de ação, e com isso conseguir fazer mudanças mais rápidas e que gerem resultados melhores tanto para sua carreira, quanto para a empresa.
Colocando essas dicas em prática, fica muito mais fácil entender e aceitar o feedback, além disso, você tem clareza do que efetivamente precisa mudar e também dá alguns sinais para o gestor: que você é um profissional maduro o suficiente para aceitar o feedback e que está disposto a investir em mudanças para atingir resultados melhores.
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