Para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve. Isso equivale a não saber definir objetivos na vida, na carreira, nos relacionamentos… Qualquer resultado serve, quando não se tem clareza do que se busca.

Quem nunca parou no dia 31 de dezembro e se prometeu: No ano novo emagrecerei, farei o meu curso de informática, serei promovido, mudarei de emprego, juntarei dinheiro, mudarei de casa, dentre outros? E por que os anos passam, os desejos ficam e nada acontece? Quantas promessas de mudança você já se fez e quantas você efetivamente concretizou?

Este post lhe dará a estrutura de apenas 07 passos para refletir sobre suas metas, elaborar um plano de ação eficaz e agir. Vamos começar?

Cada indivíduo gastará um tempo diferente para refletir e elaborar o plano de ação, isso dependerá de quão clara suas metas estão e do desdobramento das ações. No primeiro momento te ajudaremos a refletir sobre as metas e, em seguida, apresentaremos a planilha com a estrutura de plano de ação baseado no modelo 5W2H.

Antes de começar o preenchimento da planilha, é importante refletir e responder (por escrito) os 04 primeiros passos:

1. Quais são suas metas? Vamos começar o exercício refletindo sobre o que você realmente quer? Podem ser metas de curto, médio ou longo prazo.

2. Cada meta será desdobrada em um plano, que subdivide-se em várias tarefas e ações. O erro comum nessa fase é escolher muitas metas para serem realizadas e não conseguir colocar em prática. Então, seja honesto com você e escolha de duas a três metas realmente significativas.

3. Após escolhidas às metas você deverá pensar no resultado, pois ficam claros os benefícios que você terá ao implementá-la. Pense: Quais serão os resultados ao atingir as metas?Faça essa pergunta para cada uma das metas escolhidas por você.

4. Para cada uma das metas escolhidas, pergunte-se: Quero atingir cada uma dessas metas para que? Ou seja, o que significa atingir cada uma das metas?

5. Construa o plano de ação. Seu plano de ação deverá conter respostas para cada uma das perguntas descritas abaixo, conforme modelo 5W2H.

6. Crie uma linha do tempo com as seguintes informações: meta, as principais ações a serem realizadas, as evidências de cada uma dessas ações e as respectivas datas para acompanhamento do plano de ação. Fixe a linha do tempo em um lugar visível e acompanhe regularmente. 

Planejar é o processo de converter metas em um conjunto de ações factíveis e traçar o caminho de como atingir o que você quer. O maior erro cometido nesta fase é considerar o plano um documento estático, semelhante ao desenho de uma construção, com uma descrição perfeita dos detalhes. E sabemos que isso não existe.

A nossa vida é dinâmica e após elaborado o nosso plano é essencial seu acompanhamento e reavaliação a cada etapa do processo. Caso perceba que não está obtendo resultados, é importante avaliar os motivos e adotar novas estratégias.

7. A última etapa é a execução: Esta fase é a convergência de todas as demais. Suas metas começam a ser cumpridas e seu planejamento é colocado em prática. É a fase que você tem que tomar a decisão e ser persistente para atingir o resultado.

Essa é a etapa mais desafiadora de todas. É nela que aparecem os sabotadores, as desculpa, a preguiça, outras coisas urgentes, que lhe impedirão de focar.

Muita atenção nesse momento, pois a maioria das pessoas que não conseguem atingir metas falham nesta fase, porque não agem. A grande chave do sucesso na execução é a capacidade de treinar o cérebro a adotar uma nova postura e isso só acontece com treino e persistência. O fato de ter o plano de ação detalhado não produz resultados. É imprescindível AGIR.

Outras postagens

Bom Senso: a melhor ferramenta para evitar o esgotamento, o desperdício de tempo e de dinheiro em reuniões

Quem nunca participou de uma reunião e ficou calado durante o período em que estava por lá, ou aproveitou...

Saber é incrível, mas assumir que você não sabe tudo é transformador!

Como a humildade do não saber pode ampliar a sua criatividade, apoiar na tomada de decisão e facilitar conversas...

5 estratégias que utilizei para lidar com o cansaço mental na pandemia

Você tem tido dores de cabeça com mais frequência? Tem percebido sua energia acabar ao longo do dia? Perde...

Você já recebeu um feedback injusto ou impreciso? Siga os 05 passos para aproveitar melhor esse momento e alavancar a sua carreira!

Pense em todos os feedbacks que você recebeu ao longo de sua carreira. Você já recebeu feedbacks ruins? Que...